Basquete da Rússia é punido e pode ficar fora da Olimpíada

Agência EFE

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) suspendeu nesta quarta-feira a Rússia de todas as competições internacionais, devido interferência do governo do país na entidade local de administração da modalidade. Isso pode tirar o país da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Um tribunal russo obrigou a Federação Russa de Basquete (RBF) a realizar eleições para escolher novo presidente, ao considerar ilegítimo o pleito realizado em agosto de 2013.

Apesar de advertências da Fiba sobre a aceitação da orientação judicial, foi aberto novo processo de escolha de mandatário, com a eleição sendo marcada para o dia 25 de agosto. Sendo assim, a Fiba deve tirar a Rússia do Campeonato Europeu, classificatório para os Jogos do Rio, que acontecerá em setembro.

O ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, garantiu que a federação de basquete do país não tem outra opção, a não ser atender a decisão judicial, por isso disse esperar que a FIBA entenda os motivos da convocação de novo pleito. “Se necessário, recorreremos ao CAS (Corte Arbitral do Esporte)”, disse o titular da pasta. Ele também afirmou que está chocado com a decisão da Fiba e entende que a entidade não deveria se intrometer em assuntos locais.

Segundo a Fiba, apesar da medida ter validade imediata, a seleção feminina Sub-18 da Rússia não seria afetada, já que disputará o Campeonato Europeu da categoria a partir desta sexta-feira, na Eslovênia.

 Fonte: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *