CBF recua e autoriza Liga Sul-Minas-Rio em caráter amistoso

Três dias após emitir nota vetando a realização da Liga Sul-Minas-Rio, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou atrás. Nesta quinta-feira (25), a entidade autorizou a realização do torneio em caráter amistoso em 2016, já abrindo negociação para que a competição entre no calendário oficial do futebol brasileiro a partir do ano que vem.

Em comunicado, a organização dirigida interinamente pelo coronel Antônio Carlos de Lima Nunes fala em sintonia e harmonia com as federações e afirma que “fornecerá o suporte necessário através de seus órgãos técnicos para a devida oficialização da Copa Sul Minas Rio em 2017”.

Assim como a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão da Primeira Liga, a CBF adotou a nomenclatura Copa no lugar de Liga para se referir à competição disputada por 12 clubes. Até então, a gestora do futebol brasileiro chamava o campeonato por seu nome original.

O documento ainda passa por cima da resolução da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e libera Flamengo e Fluminense para disputarem os jogos.

A mudança de postura da CBF chega um dia após a rodada inaugural da Liga Sul-Minas-Rio, em jogos com bom público, como a vitória do rubro-negro sobre o Atlético-MG, em Belo Horizonte, com mais de 30 mil pagantes.

A Primeira Liga ainda não se pronunciou sobre o acordo com a confederação nacional

Leia na íntegra o comunicado da CBF:

O Presidente e a Diretoria da Confederação Brasileira de Futebol, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

CONSIDERANDO a Resolução da Diretoria nº 001/2016 que convoca todos os protagonistas envolvidos na Copa Sul Minas Rio, a fim de deliberar sobre a realização da referida competição e sua inclusão no calendário oficial do futebol brasileiro, a partir do ano de 2017, facultando a disputa, durante a pré-temporada de 2016, de jogos amistosos;

CONSIDERANDO o pleito dos clubes disputantes da Copa Sul Minas Rio para que fossem permitidos jogos amistosos adicionais, além do período de pré-temporada, com o compromisso que estes (a) não conflitem com as datas dos campeonatos oficiais do calendário do futebol brasileiro (b) respeitem o ordenamento jurídico que rege as competições, em especial a Lei 10.671/03 (“Estatuto de Defesa do Torcedor”) e (c) observem os intervalos mínimos entre partidas de um mesmo clube, de acordo com as normas vigentes;

CONSIDERANDO o contínuo interesse da CBF em harmonizar o futebol brasileiro, reduzindo distâncias e promovendo a sintonia e a convergência, além do desenvolvimento de competições de relevante qualidade técnica e forte apelo comercial;

CONSIDERANDO a concordância de todas as Federações que jogos amistosos realizados nas condições estabelecidas no item (ii) não trarão prejuízo aos campeonatos estaduais em 2016; 

RESOLVEM: 

1-Aprovar, com a devida anuência das Federações estaduais envolvidas, a realização de jogos amistosos entre os clubes participantes, no ano de 2016, sem prejuízo da observância das leis, regulamentos e estatutos aplicáveis. A CBF, em parceria com as federações e os clubes, será a responsável por adequar a tabela da competição ao calendário do futebol brasileiro e fornecerá o suporte necessário através de seus órgãos técnicos para a devida oficialização da Copa Sul Minas Rio em 2017.

 2-Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação no site da CBF. 

Fonte: Máquina do Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *