Empresas terão que negociar para marcas serem citadas em transmissões esportivas

Segundo especialistas, polêmica também ocorreu nos EUA e países da Europa e que questão foi resolvida após acordo entre as partes

O torcedor que assistiu pela TV o amistoso do Palmeiras no último domingo, 25, deve ter ficado surpreso com o adversário do time que irá estrear este ano na elite do futebol paulista: o RB Brasil. O time na verdade é o Red Bull Brasil, que pertence à fabricante austríaca de bebida energética mas cujo nome foi abreviado na transmissão realizada pelo canal SporTV.

O fato não é novo – ocorre também nas transmissões de F1, vôlei, futsal, etc, e em vários meios de comunicação – mas gera polêmica sobre a necessidade ou não dos veículos citarem o nome das empresas que são proprietárias ou compram o direito de nomear equipes e arenas esportivas.

– Até onde eu sei, não há nenhuma cláusula nos contratos entre clubes e emissoras para que as marcas sejam divulgadas nas transmissões – avalia o advogado Marcos Motta, especialista em direito esportivo.

Já o especialista em marketing esportivo, João Henrique Areias, diz que a questão é antiga e ocorre desde a Copa União, que foi o torneio nacional de futebol em 1987.

– Naquele ano, o jornal Estado de Minas passou a tampar a logomarca da Coca-Cola dos uniformes dos times e tive que argumentar que aquilo era importante para o esporte se desenvolver no país – diz Areias, citando que sua argumentação deu resultado e as marcas passaram a aparecer nas edições do periódico mineiro.

Pelo fato da Globo deter os direitos de transmissão dos principais torneios de futebol do país, ambos os especialistas dizem que a saída para essas equipes é negociar a exposição de sua marca nas transmissões com a emissora.

– Acredito que isso irá mudar nos próximos anos assim como ocorreu nos EUA e Europa, onde houve um acordo entre as partes – aponta Areias.
Contatada, a Globo não retornou a solicitação feita pelo L!.

Fonte: LANCENET! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *