Esporte aprova projeto que cria ranking de desempenho esportivo entre universidades

A Comissão de Esporte aprovou a criação de um ranking para medir o desempenho esportivo das universidades brasileiras. O ranking está previsto no Projeto de Lei 2483/15, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB).
Segundo o autor, o objetivo é estimular o esporte universitário por meio de uma competição entre as instituições de ensino superior do País.

Relator na comissão, o deputado Fabio Reis (PMDB-SE) defendeu a aprovação do ranking. Reis acredita que a medida vai estimular investimentos em infraestrutura esportiva e em programas de formação de atletas. “Esse é o primeiro passo para a construção de uma cultura esportiva no conjunto das instituições de ensino superior”, disse Reis.

O relator destacou ainda o fato de a pontuação do ranking fazer parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). “Os resultados da avaliação constituem o referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, neles compreendidos o credenciamento, a renovação de credenciamento, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação”, completou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será ainda analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-2483/2015

 

Fonte: Agência Câmara Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *