Justiça alemã coloca dopagem como ato criminal; pena será de três anos

A primeira potência europeia em termos econômicos caminha a passos largos para se tornar, também, um ícone quando o assunto é esporte. Depois do tetracampeonato mundial que o futebol alemão conquistou no Brasil, que deu outra conotação aos esportes germânicos, o País agora tenta se mobilizar contra os casos de dopping. Na última quarta, o gabinete federal aprovou a medida que enquadra a dopagem como crime e sugere pena de três anos de prisão.

É previsto que o projeto de lei, proposto pela Justiça Federal e aprovado pelo gabinete nesta semana, entre em vigor a partir do outono, já que a bancada governista tem a maior parte dos assentos do parlamento, o que não deve dificultar a aprovação da medida. A lei colocará em jogo a carreira de sete mil atletas, mas não se aplicará aos amadores e sim aos profissionais. Além de multas, dependendo do nível de dopagem, o atleta correrá o risco de cumprir pena em cárcere privado.

“Na Alemanha, vem se discutindo há algumas décadas os benefícios de ter uma lei que castigue a prática do doping. Estou contente de ter, depois de muito tempo, conquistado este avanço. No futuro, um esportista que se dope não correrá apenas o risco de ser suspenso, mas sim de ir para a cadeia”, disse o Ministro de Justiça Heiko Maas ao El País.

Além de ampliar o combate ao uso de substâncias impróprias ao esporte, penalizando os atletas, a medida também visa enquadrar treinadores e médicos que encubram o uso de tais substâncias, prevendo pena de dez anos de prisão aos cúmplices infratores. Se o atleta for menor de idade, a pena pode ser ainda maior. O Comitê Olímpico alemão, contudo, não deu o respaldo esperado a ação do Governo, temendo que a jurisdição esportiva fique comprometida.

 

Fonte: Gazeta Esportiva

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *